Hoje, 01/10, é comemorado o Dia Mundial do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. Somente no Brasil, o número de pessoas com mais de 50 anos cresceu quase 40% no último ano, segundo o IBGE. Para celebrar a data, o médico geriatra Roni Chaim Mukamal, superintendente de Medicina Preventiva da MêdSenior, preparou algumas dicas de saúde e bem-estar, tendo em vista que, segundo pesquisas, a forma como envelhecemos terá 70% de influência da forma como vivemos, dos nossos hábitos e do ambiente onde estamos inseridos, enquanto 30% seriam determinados por fatores genéticos.
Dicas de alimentação saudável
Grande parte da energia, das proteínas, vitaminas e minerais que você precisa para manter a saúde física e mental está nos alimentos. Cuide de suas refeições e coma na dose certa, prestando atenção na qualidade e quantidade. Alimentar-se bem é a melhor maneira de combater a desnutrição e prevenir outras doenças, como pressão alta e diabetes.
- Arroz, massas, todos os tipos de cereais, pães, milho, batata, mandioca (macaxeira), inhame fazem parte dos alimentos que são fonte de energia que você precisa para as atividades diárias. São ricos em carboidratos e representam o maior volume da alimentação. Se você não tem problema de açúcar no sangue (diabetes) esses alimentos podem ser usados em todas as refeições.
- Gorduras e óleos (margarina, manteiga, óleo vegetal, azeite de oliva), açúcares têm alto teor de energia, mas devem ser consumidos com moderação. Açúcares adicionais (doces ou adoçantes para sucos, cafés etc) devem ser incluídos na alimentação, sempre com muita moderação.
- Peixes, carnes, aves, ovos, leite, queijo e leguminosas secas (feijão, lentilha, soja, grão de bico etc) são fontes de proteína que constroem, mantêm e renovam as células do corpo. Ajudam a formar e conservar os tecidos – cabelos, músculos, órgãos, sangue, pele.
- Alimentos ricos em ferro e cálcio são essenciais para prevenir anemia e osteoporose. Use no almoço e jantar. Leite e derivados, no café da manhã e/ou lanche.
- Opte por uma dieta com menos alimentos processados e embutidos.
- Priorize a tal “comida de verdade”, em que é preciso descascar mais, e menos alimentos que demandam abrir embalagens industrializadas ou latas.
- Verduras, legumes e frutas facilitam a digestão e são ricos em sais minerais, vitaminas e fibras. Aumentam a resistência contra infecções e entre muitos benefícios, ajudam no bom funcionamento do intestino. Use no almoço e jantar. E coma pelo menos duas frutas por dia.
- Evite sal em exagero, temperos industrializados, gorduras de origem animal (banha, sebo, toucinho) e frituras.
- Use temperos naturais (alho, cebola, ervas como salsa, manjericão, coentro etc).
- Sempre lave as mãos antes de lidar com os alimentos. Verduras, frutas e legumes devem ser bem lavados antes do consumo. Lave também as embalagens dos alimentos antes de abri-los.
- Guarde alimentos e produtos de limpeza separadamente.
- Não deixe de comer nada por não conseguir mastigar: pique, moa, corte ou rale.
- Alimentos ricos em fibras evitam prisão de ventre. Coma frutas, verduras e legumes, de preferência cruas e, se possível, com casca.
Comentários