SAÚDE

Por que não existe método milagroso para emagrecer?

Emagrecer depende de inúmeros fatores, incluindo genética, estilo de vida, metabolismo, histórico de dietas e utilização de medicamentos, alimentação e nível de estresse

Por que não existe método milagroso para emagrecer? Por que não existe método milagroso para emagrecer?
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Você, com certeza, já viu alguma propaganda sobre um remédio, chá ou até mesmo procedimentos estéticos que prometem emagrecer rapidamente e de forma quase mágica. Mas o que se pode perceber de tudo isso, é que muitas vezes o resultado que vem rápido, também vai embora rápido demais, causando ainda mais desmotivação.  

 

Segundo uma pesquisa realizada pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia) e o Instituto Datafolha, 24% dos brasileiros já usaram alguma substância para emagrecer, principalmente o chá. A bebida é a mais comum e já foi usada por 19% dos entrevistados. Já os suplementos alimentares por 9%, os fitoterápicos também por 9% e, por último, os medicamentos alopáticos, escolhidos por 6%.

De acordo com Gabrielle Santini, nutricionista da Magrass, rede de franquias de nutrição saudável e estética, a principal problemática dessas situações é a garantia de algo que pode não acontecer, pois emagrecer depende de inúmeros fatores, incluindo genética, estilo de vida, metabolismo, histórico de dietas e utilização de medicamentos, alimentação, nível de estresse, entre outros. Logo, a maneira de alcançar esse objetivo também é pessoal e necessita de uma avaliação profissional.  

 

“Falar que esses chás fazem mal para a saúde, que os remédios não funcionam ou que os procedimentos estéticos não têm resultados, também não é uma verdade. O que acontece é que todos esses fatores não são a base principal, e sim, possíveis complementos. Ou seja, para conseguir uma eliminação de peso saudável e duradoura, o ideal é a busca por uma alimentação saudável, individualizada, programada e acessível, além da prática de exercícios. O clichê que todos sabem e que pode demandar um período maior para ver os resultados, mas procedimentos estéticos, por exemplo, podem acelerar esse processo, atuando na potencialização do emagrecimento, mas também contra a flacidez comum que surge quando se perde peso”, explica a nutricionista.  

Ela ainda ressalta um detalhe importante, o uso de chás e medicamentos sem a observação constante de um profissional, pode trazer sérios riscos à saúde, com a sobrecarga de componentes que podem causar danos. O ideal é que sejam consumidos sob prescrição médica, no caso dos medicamentos, e sob orientação da nutricionista no caso dos chás, e que o paciente use apenas a quantidade indicada.  

 

“Os métodos milagrosos podem até mudar o número da balança por um determinado período, mas a saúde integral, o bem-estar, a durabilidade e a autoestima não estão atrelados apenas a números e sim, à qualidade de vida e longevidade”, finaliza.  

Comentários