SAÚDE

Vai viajar neste fim de ano? Confira dicas de como cuidar da saúde

Veja como viajar com segurança e saúde, sem abrir mão do conforto

Vai viajar neste fim de ano? Confira dicas de como cuidar da saúde Vai viajar neste fim de ano? Confira dicas de como cuidar da saúde
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Com o fim do ano se aproximando, muitas pessoas aproveitam para viajar e visitar amigos, familiares ou apenas passear. Fazer as malas, sair da rotina e viver novos momentos é sempre especial. Mas, antes de viajar, é fundamental ficar atento à saúde.  

 

Confira algumas dicas importantes, dadas pela SIGVARIS GROUP - empresa global com soluções em terapia de compressão médica - sobre como se cuidar neste fim de ano:  

 

- Use meias de compressão: durante a viagem, obrigatoriamente ficamos parados na mesma posição durante um longo período. Isso pode causar inchaços e, por consequência, formar coágulos nas pernas e pés, causando dor e edemas. Além de evitar o inchaço, a meia promove mais segurança à saúde, pois trabalha contra os efeitos causados pela falta de movimento durante o percurso.  

 

- Use máscaras de proteção: no fim de novembro, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial nos aeroportos e aviões em todo o Brasil. Para melhor proteção, prefira sempre máscaras de qualidade e lembre-se de trocá-la caso esteja suja, úmida ou no intervalo de no máximo duas a três horas.

 

- Hidrate-se: durante longos períodos na mesma posição, é fundamental beber água com frequência para manter a circulação do sangue dentro da normalidade. Mesmo não sentindo sede, é importante que a pessoa beba pequenas quantidades de água a cada 30 minutos durante a viagem, já que o ar-condicionado pode ressecar a pele e desidratar.  

 

- Evite o consumo de álcool, cigarro e comidas gordurosas: é fundamental evitar o consumo de tabaco e álcool em excesso antes, durante e após os voos. Isso vale também para alimentos gordurosos e salgados, que contribuem para a retenção de líquidos, o que pode potencializar inchaços nas pernas. Vale investir em alimentos saudáveis durante as viagens, como frutas, sucos e sanduíches naturais.

Comentários