SUPLEMENTOS

Whey Protein pode ser aliada da saúde e do bem-estar na terceira idade

Segundo pesquisa, com o passar da idade, é de extrema importância intensificar o consumo de proteínas na alimentação

Whey Protein pode ser uma aliada para a saúde e o bem-estar na terceira idade Whey Protein pode ser uma aliada para a saúde e o bem-estar na terceira idade
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Uma pesquisa da American Journal of Physiology Endocrinology and Metabolism aponta que, com o passar da idade, é de extrema importância intensificar o consumo de proteínas na alimentação. A partir dos 65 anos, algumas alterações biológicas têm profundo impacto na mudança das necessidades de energia e absorção de nutrientes. Atribuir suplementações e compostos de proteínas como a whey protein em dietas é uma das principais recomendações sugeridas por profissionais de nutrição. Porém, é importante se atentar à qualidade do suplemento, já que o mercado oferece inúmeros produtos, preços e marcas. Uma das razões pelas quais escolher um whey gera tanta dificuldade é em função da variedade de versões da proteína do soro do leite.  

 

A nutricionista da Bio Mundo Campinas, Gabriela Furlan, alerta: "A qualidade do produto ingerido pode trazer melhorias, como também problemas nutricionais. É importante buscar orientação especializada e consumir produtos e marcas que realmente tenham responsabilidade alimentar”.

 

A Whey Protein contém elevados índices de aminoácidos com bioativos do leite e cálcio em sua composição. O consumo traz alto valor nutricional, ajuda na prevenção de doenças e melhora a qualidade de vida de pessoas na melhor idade. A deficiência protéica é uma realidade devido ao processo de envelhecimento, dentre as causas estão: sedentarismo, perda ou diminuição de neurônios que levam estímulos para os músculos e deficiência de vitamina D. Estar alinhado a um médico e a um nutricionista é muito importante para determinar se a sua dieta precisa ou não de suplementação, qual a quantidade necessária, e tipo de atividade física que deve ser realizada.

 

A ausência de proteínas é uma das principais responsáveis pela sarcopenia, que pode ser definida como um distúrbio dos músculos que envolve a perda acelerada de massa e função muscular. Ainda de acordo com a profissional em nutrição Gabriela Furlan: “Uma vez praticando atividades físicas, nosso corpo necessita da proteína para construção dos músculos. Através da alimentação, não é possível garantir a quantidade mínima de nutrientes, por isso a suplementação alimentar é uma importante alternativa para agregar na alimentação diária”.

Comentários