Maria Ap. Pereira Machado (Cida), fundadora e CEO do Grupo Atitude, empresa especializada no desenvolvimento de programas de Qualidade de vida, Saúde, Bem estar e Longevidade para as empresas, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Eventos Corporativos.
Algumas das principais estratégias de prevenção incluem:
- Manter uma postura adequada: Certifique-se de manter uma boa postura ao sentar-se, levantar-se e caminhar. Evite ficar em uma posição por muito tempo e tente se levantar e se mover pelo menos uma vez por hora.
- Fortalecer os músculos das costas: O fortalecimento dos músculos que estabilizam a coluna, tais como os músculos abdominais, grupo eretor da coluna e glúteos irá ajudar a manter a coluna vertebral estável. O bom posicionamento dos ossos, assim como a diminuição da sobrecarga nos discos intervertebrais, contribuem para redução das dores nas costas e das lesões. Neste tópico podemos destacar o exercício de prancha e a elevação pélvica.
- Alongar regularmente: Alongar os músculos das costas e das pernas pode ajudar a manter a flexibilidade e reduzir a tensão nas costas.
- Usar calçados adequados: Sapatos com bom suporte para os pés podem ajudar a manter a postura adequada e a reduzir a tensão nas costas.
- Manter um peso saudável: O excesso de peso coloca pressão extra sobre a coluna vertebral e pode aumentar o risco de dores nas costas.
- Evitar o estresse: O estresse pode levar à tensão muscular, o que pode aumentar o risco de dores nas costas. Encontre maneiras de reduzir o estresse em sua vida, como por exemplo, por meio de meditação ou exercícios de relaxamento.
- Praticar atividade física regularmente: Exercícios regulares podem ajudar a manter a flexibilidade, manter a mobilidade das articulações, fortalecer os músculos e reduzir o risco de dores nas costas.
- Levantar objetos corretamente: Sempre flexione (dobre) os joelhos e mantenha as costas retas ao levantar objetos pesados.
- Dormir com colchão e travesseiro adequados: Um colchão firme e adequado para o seu tipo de corpo pode ajudar a manter uma posição adequada para dormir, bem como o travesseiro deve ter altura suficiente para manter a coluna alinhada e reduzir a tensão desde a cervical até a lombar.
É necessário manter o corpo em constante movimento, estar atento à postura durante a realização das tarefas do dia a dia, seja no trabalho ou em casa. Para as pessoas que trabalham na área administrativa com predomínio da postura sentada, recomenda-se a adequação ergonômica no posto de trabalho e pausas constantes, sendo as aulas de ginástica laboral uma ótima opção para evitar as dores nas costas.
Seguir essas medidas de prevenção pode ajudar a reduzir o risco de dores nas costas. No entanto, se você já está sofrendo de dores nas costas, é importante consultar um médico ou fisioterapeuta para obter orientações específicas sobre como tratar e prevenir futuras dores nas costas.
Comentários