A nutrição e o estilo de vida são as melhores formas de prevenção desses diversos tipos de câncer. A genética não é determinante na maioria dos casos. O papel da nutrição em diminuir esse risco é descrito há bastante tempo na literatura, proveniente de estudos epidemiológicos.
Algumas doenças e condições são mais comuns no sexo feminino, tanto pela diferença biológica, fisiológica e anatômica, quanto na cobrança pela sociedade. A nutrição auxilia na prevenção de diversos tipos de cânceres ginecológicos, como câncer cervical (colo do útero), ovariano, do endométrio e de mama. A endometriose, por sua vez, atinge em torno de 6 milhões de brasileiras, 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade possuem essa doença. Esse percentual sobe para até 70% quando a mulher apresenta história de infertilidade. Ou seja, no mundo e no Brasil, milhões de mulheres sofrem de SOP e endometriose. A nutrição e o estilo de vida são as melhores formas de prevenção desses diversos tipos de câncer. A genética não é determinante na maioria dos casos. O papel da nutrição em diminuir esse risco é descrito há bastante tempo na literatura, proveniente de estudos epidemiológicos.
Saúde da mulher é um tema que agrega, também, a prevenção e o tratamento de mulheres vivendo com HIV/aids, as portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e de câncer ginecológico. A alimentação e o estilo de vida transformam a vida de milhões de mulheres no mundo, previnem o desenvolvimento de diversos tipos de cânceres e outras patologias.
A alimentação é um fator controlável, mas pela busca da perfeição ou de uma alimentação muito saudável, muitas vezes nem o básico é feito. Quero trazer essa reflexão de que o básico bem feito já ajuda muito. Incluir 2 frutas ao dia é melhor que nenhuma, consumir um tipo de legume ou verdura por dia é melhor que nenhum.
Quando o assunto é prevenção de câncer na saúde da mulher precisamos pensar em mudanças duradouras, fáceis de serem aplicadas e mantidas no dia a dia. Não existe apenas um alimento que vai atuar na prevenção, mas um conjunto de refeições com comida de verdade ao longo da vida vai contribuir muito.
Alguns alimentos que não podem faltar:
- Frutas vermelhas e roxas;
- Vegetais verdes, um alimento muito estudado é o brócolis;
- Folhosos verde escuros ricos em folato;
- Peixes;
- Azeite de oliva;
- Chá verde;
- Curcuma;
Camila Mercali, nutricionista formada pela UFPR, mestre em fitoquímica UFPR, pós graduada em fitoterapia e clínica funcional. Camila atua há mais de 11 anos em nutrição, como professora de diversos cursos e de mais de 10 pós-graduações no Brasil. Foi sócia da Academia de Coaching e Nutrição, onde ministrava aulas de detox, fitoterapia, saúde da mulher, entre outros assuntos de nutrição funcional e nutrição clínica e coaching.
Comentários