SUPLEMENTOS

Não é só estética: Colágeno também pode ajudar na recuperação física

Proteína é frequentemente associada à elasticidade e à resistência da pele, mas também oferece outros benefícios.


 

Não é só estética: colágeno também pode ajudar na recuperação física Colágeno também pode ajudar na recuperação física
Crédito: Banco de imagens

A preocupação dos brasileiros com a estética é uma realidade consolidada, afinal, qualquer pessoa conhece alguém que dedica uma maior atenção à própria aparência. Esse cenário pode ser melhor ilustrado por meio de números, recentemente divulgados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). De acordo com a instituição, houve um aumento de 390% na busca por procedimentos estéticos no primeiro trimestre do ano passado. Além disso, dados da SBD mostram que mais de 15% dos entrevistados que ainda não haviam realizado qualquer procedimento ainda desejavam realizar alguma técnica.

Grande parte dessas pessoas interessadas em estética conhecem o colágeno e suas características benéficas. Afinal, ele é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo e reconhecida por rejuvenescer e aumentar a elasticidade da pele, combatendo rugas e linhas de expressão. Em outras palavras, o colágeno é um verdadeiro aliado da estética na dermatologia. O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que o colágeno também pode ser um aliado da saúde e é capaz de colaborar muito além da estética, visto que a proteína também está presente nos ossos, músculos, cartilagens e ligamentos.

O colágeno atua como um alicerce estrutural para a maioria dos tecidos moles de nosso corpo e, portanto, quando ele falta no organismo, as estruturas onde ele está presente tornam-se mais frágeis. Diversos especialistas em fisiologia e ortopedia, por exemplo, afirmam que o colágeno pode ser muito útil na proteção de tecidos moles e articulações durante a atividade física, bem como também pode ser um grande aliado na recuperação corporal.

Por ser uma das principais proteínas do corpo humano, o colágeno pode ser obtido por meio de uma boa dieta. E para ajudar nisso, existem atualmente no mercado alguns produtos saborosos e responsáveis por oferecer quantidades de colágeno na composição, aumentando a performance durante o cotidiano de quem os consome e garantindo ainda mais saúde. E mais do que isso, há produtos saborosos com essas propriedades, como chocolates, algo inimaginável para muitas pessoas que associam automaticamente o consumo de comidas saudáveis à falta de bom paladar.


A ingestão de mais colágeno por meio de alimentos saborosos, saudáveis e sustentáveis é uma forma cada vez mais utilizada para melhorar o estado da cútis, evidentemente. Por outro lado, essa proteína também pode ser uma grande aliada da saúde humana e colaborar diretamente para um bom estado físico durante e após os exercícios. O colágeno, em suma, também é útil para a estética, mas sua função não se restringe, de nenhum modo, a apenas isso. As possibilidades são diversas.

Comentários