O pré-treino é um suplemento alimentar muito utilizado por atletas e praticantes de atividades físicas para ter um melhor rendimento e desempenho durante os treinos. A sua composição é pensada especialmente para atacar diversos obstáculos durante um treino intenso.
A cafeína, por exemplo, é um estimulante que aumenta os níveis de alerta e energia. Isso pode ajudar a combater a fadiga mental, reduzindo a percepção subjetiva do esforço, fazendo com que o treino pareça mais fácil do que realmente é. Na parte física o objetivo é melhorar a resistência aeróbica e anaeróbica, permitindo que você treine por mais tempo ou com maior intensidade antes de ter a sensação de esgotamento.
Outra substância muito comum nos pré-treinos é a beta-alanina, que apesar da sua fama vir por causa da sensação de formigamento (chamado de parestesia), tem como objetivo principal ser convertida no corpo em uma substância chamada carnosina, que atua como um tampão de ácido lático nos músculos. Durante exercícios intensos, a produção de ácido lático aumenta, causando fadiga muscular. A carnosina ajuda a neutralizar o ácido lático, retardando a fadiga muscular e permitindo que você treine por mais tempo antes de sentir cansaço.
Já a arginina é um precursor do óxido nítrico, uma substância que dilata os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo e o transporte de nutrientes e oxigênio para os músculos. Isso pode levar a um melhor desempenho durante exercícios de alta intensidade.
A cafeína é, como dito anteriormente, conhecida por ter efeitos estimulantes no sistema nervoso central, o que pode resultar em sintomas como ansiedade, irritabilidade e agitação em algumas pessoas, especialmente quando consumida em quantidades excessivas. E é aí que entra a taurina. Envolvida em diferentes processos metabólicos e neurotransmissão, alguns estudos preliminares sugeriram que a taurina pode ter efeitos neuroprotetores e moduladores do humor, podendo amenizar esses efeitos.
A palatinose, também conhecida como isomaltulose, é um carboidrato de baixo índice glicêmico derivado do açúcar. É um carboidrato de digestão lenta e devido a isso, libera para o corpo energia gradual e prolongada ao longo do tempo. Isso pode ser benéfico durante treinos de alta intensidade, ajudando a evitar picos e quedas bruscas nos níveis de açúcar no sangue, proporcionando um suprimento constante de energia.
Como ele (pré treino) pode ajudar na hipertrofia
Com níveis de energia mais altos, é possível treinar com mais intensidade e sustentar um volume de treinamento adequado para estimular o crescimento muscular.
Com a melhora do fluxo sanguíneo e entrega de nutrientes pode melhorar a entrega de oxigênio, nutrientes e hormônios anabólicos aos tecidos musculares, favorecendo o processo de hipertrofia.
Com o aumento da resistência e redução da fadiga pode permitir que você treine por mais tempo e com maior intensidade, estimulando assim o crescimento muscular.
O pré treino é essencial para um bom desempenho
Um treino com bom desempenho depende da motivação e disposição de cada pessoa. Mas o pré-treino com certeza é um facilitador para uma performance de alta intensidade e qualidade.
Comentários