Hoje em dia temos várias formas de suplementar a quantidade de proteína, o whey protein, por exemplo, é um grande aliado já que não é somente um pós treino, mas ajuda no suplementação de proteínas, além de poder ser utilizado em lanches intermediários e até substituir uma refeição na correria do dia a dia.
A quantidade de carboidrato também é bem individualizada, e varia conforme o objetivo do paciente, se ele deseja hipertrofia (será sempre necessário) se deseja emagrecimento (em alguns casos será necessário a restrição).
Com a rotina, fica muitas vezes complicado ingerir as quantidades de proteína e carboidrato recomendados, por isso, muitas vezes o uso do suplemento é indicado. Proteínas podem ser consumidas através do whey protein, proteína da carne, proteína vegana e a proteína de colágeno. Elas são fontes proteicas e o nosso corpo absorve de 25 a 30 g de proteína em uma dose, podendo ser consumida, nas principais refeições ou lanches intermediários.
Em relação aos carboidratos, os mais adequados para suplementar as refeições são a maltodextrina, a palatinose e waxy maise. No entanto é preciso muito cuidado ao consumir, já que são suplementos hipercalóricos, tanto que uma pessoa que deseja reduzir gordura corporal deve fazer uso desses suplementos de carboidrato de forma orientada e com moderação.
Vale lembrar, que os alimentos in natura também são uma ótima opção já que são ricos em vitaminas e minerais e quando bem preparados são saborosos, promovendo sensação de plenitude e conforto.
Andréa Marim, nutricionista especialista em nutrição esportiva
Comentários