SUPLEMENTOS

Vitamina A: substância essencial para a nossa visão e bem-estar

A vitamina A, conhecida também como retinol, é um micronutriente essencial para a nossa visão, pois sua deficiência pode prejudicar a percepção dos sinais luminosos, interferindo na capacidade de enxergar em lugares mais escuros, ocasionando a nictalopia (cegueira noturna). Além disso, ela é fundamental para o desenvolvimento do feto e crescimento. Esses são apenas alguns dos benefícios da suplementação de vitamina A. No post de hoje, vamos esclarecer suas principais funções. 

Vitamina A: substância essencial para a nossa visão e bem-estar Crédito: Banco de imagens

Por que é fundamental para o organismo?

Além de causar a nictalopia, a deficiência de vitamina A, pode ressecar a pele, cabelo e deixar as unhas fracas e quebradiças. Do mesmo modo, pode causar anemia, visto que a substância é responsável por aumentar a absorção do ferro. 

Efeitos no sistema imunológico 

A vitamina A melhora o funcionamento do nosso sistema imunológico, agindo como um ativador das defesas do organismo contra doenças infecciosas. Em termos simples, essa vitamina é essencial para a manutenção da saúde das mucosas, que constituem a cobertura protetora interna do corpo. Essas mucosas estão presentes no nariz, garganta, boca, olhos e estômago. Além disso, ela atua como um antioxidante, ou seja, combate os radicais livres no organismo. 

Essencial para a retina

A vitamina A é fundamental para o funcionamento da opsina, uma proteína presente nas células fotossensíveis de defesa da retina. São sensíveis à claridade e responsáveis por identificar a escuridão e a luz.    

Alimentos com Vitamina A

A vitamina A pode ser encontrada nos seguintes alimentos: manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/jerimum, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa, fígado bovino, atum, manteiga, ovos, leite integral, queijos, Óleo de fígado de bacalhau e Iogurte integral. Mas a mesma também pode ser suplementada. Contudo, é indispensável a recomendação de um médico, nutricionista ou profissional da área da saúde para indicação do produto. Afinal, cada organismo é distintivo e possui necessidades particulares. 

Comentários