Um esporte que surgiu prometendo e entregando muito! O Crossfit utiliza movimentos funcionais variados e o grande diferencial é a intensidade nos treinos, que estimulam simultaneamente o desenvolvimento de dez capacidades físicas, o que proporciona um bom resultado em um curto período de tempo.
Os adeptos deste esporte buscam na suplementação o suporte necessário para garantir a performance e evitar lesões. Aliás, segundo a pesquisa “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais (ABIAD), os suplementos alimentares estão presentes em 59% dos lares para o consumo de, no mínimo, uma pessoa. Mostrando que esses produtos estão presentes na rotina dos praticantes e não praticantes de atividade física.
Segundo a nutricionista Taciane Oliveira, que atua na Vitafor Nutrientes, para um praticante de crossfit a suplementação é uma grande aliada. “Com a grande intensidade e carga de treino em esportes como o crossfit, a suplementação é essencial, pois somente com a alimentação, muitas vezes, não é possível repor os nutrientes gastos. A suplementação se torna necessária para repor diversos nutrientes fundamentais, auxiliando assim possíveis desequilíbrios”. A especialista complementa ainda que o consumo orientado é fundamental para dar aquele up nos dias de treino mais intenso, repor as vitaminas, minerais e eletrólitos, além de auxiliar na recuperação muscular.
Os chamados pré e pós-treino são importantes para essa modalidade esportiva, afirma a nutricionista. “O pré e pós-treino são as refeições mais importantes do dia de um atleta, é através delas que vamos fornecer energia para a atividade executada e os nutrientes para a recuperação dos músculos após a prática”.
Taciane detalha quais grupos de alimentos são os mais importantes para os atletas: “Os carboidratos são essenciais para a produção de energia, então podem ser uma ótima opção de pré-treino. As proteínas são construtoras e podem ser priorizadas no pós-treino, para recuperação das fibras musculares. Já a hidratação é muito importante neste momento também, pois a falta dela no pré-treino pode levar a câimbras e cansaço antes do tempo, enquanto a falta no pós-treino pode retardar a recuperação muscular.”
Para Kaíque Cerveny, atleta Vitafor e que já foi campeão mundial da modalidade, a nutrição e a suplementação são grandes aliadas. “Eu treino em torno de 6 horas por dia, então eu preciso estar sempre muito bem, recompor bem as energias para uma próxima sessão de treinos. Dentro de competição, preciso pensar a melhor estratégia para me recuperar para todos os workouts e entrar com uma suplementação durante a competição vai ajudar nessa parte da recuperação”.
Taciane recomenda alguns suplementos que podem ajudar em treinos de alta intensidade. “Neste tipo de treino, a imunidade pode ser comprometida, ainda mais se vir com uma mudança brusca de tempo, por isso alguns nutrientes são essenciais para fortalecê-lo como, por exemplo, os polivitamínicos, Ômega 3, vitamina C, vitamina D, zinco e própolis.”
Já o atleta “crossfiteiro” contou sobre como suplementação é parte de seu dia a dia. “Os suplementos que a gente tem mais resultado dentro do crossfit são, principalmente, creatina e beta alanina, esses são os principais que a gente utiliza.”
Um ponto muito importante sobre esse assunto é o acompanhamento nutricional que, segundo Kaíque, qualquer pessoa que quer praticar o esporte, se puder, deve procurar. “Eu indico primeiro ir no nutricionista, pois cada um tem uma necessidade diferente, às vezes para determinada pessoa não é necessário um suplemento, mas, em determinada época, isso pode mudar, então eu acho que é o ideal.”
Comentários