Os suplementos alimentares por sua vez, fornecem nutrientes essenciais como vitaminas, minerais, ácidos graxos e aminoácidos de forma concentrada. Além de promover a saúde geral, eles podem ajudar a suprir deficiências específicas, por exemplo, pessoas que têm dificuldade em obter quantidades adequadas de ferro ou vitamina D, ou para melhora do desempenho físico, ou ainda apoiando a recuperação após exercícios intensos.
Aqui estão algumas dicas para incorporar suplementos alimentares:
- Antes de iniciar, é importante consultar um médico ou nutricionista para avaliar suas necessidades específicas, verificar possíveis deficiências e determinar quais mais indicados para cada caso.
- O uso deve ser personalizado e aliado à alimentação saudável.
- Verifique se os suplementos estão liberados na lista da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ou em órgãos similares em seu país, garantindo que você escolheu um produto de qualidade.
- Siga as instruções de uso e respeite a dosagem recomendada, pois superdosagens podem ser prejudiciais à saúde.
- Monitore os resultados em seu corpo e, se necessário, faça ajustes. Caso não perceba melhorias ou sinta efeitos colaterais indesejados, informe seu médico ou nutricionista.
Ah, e o básico do que entra e o que não, que nunca é demais lembrar:
Sim para frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e não para alimentos processados, ricos em açúcares e gorduras saturadas. E muita água!
Comentários