ESPORTES & EXERCÍCIOS

Saiba quais cuidados se deve ter antes de iniciar a prática de atividades físicas

Especialistas detalham formas seguras de começar exercícios sem causar danos à saúde

Saiba quais cuidados se deve ter antes de iniciar a prática de atividades físicas Crédito: Banco de imagens

A prática da atividade física é uma das maneiras mais eficazes de promover a saúde. A realização regular de exercícios oferece uma ampla variedade de benefícios, melhora a saúde cardiovascular, a circulação sanguínea, reduz o risco das doenças cardíacas, auxilia no fortalecimento muscular, trabalha no controle do peso, aumento da flexibilidade, da mobilidade e melhora da saúde mental. 

Porém, sem tomar os devidos cuidados, qualquer atividade esportiva em si pode trazer riscos à saúde, como explica a fisioterapeuta Regina Moreira, associada à Sonafe - Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física.

“Quando um indivíduo não está preparado para fazer determinada atividade física, alguns problemas podem acontecer, como lesões musculares, articulares e problemas cardiovasculares, exaustão física e mental, além da desidratação.  Dores no peito, palpitação, falta de ar, tonturas, desmaios frequentes, dores articulares ou musculares persistentes, que não melhoram nem com exercício e nem com descanso, histórico de doenças crônicas … Tudo isso precisa ser levado em conta”, pontua Regina.

“Antes de iniciar a prática de exercícios, o ideal é procurar um profissional médico do esporte, que irá avaliar a saúde do indivíduo de forma global e analisará os riscos e benefícios dos exercícios a se praticar. Nesta avaliação, geralmente solicita-se alguns exames laboratoriais e o eletrocardiograma. Também é realizada uma boa anamnese em busca da história pregressa de lesões, cirurgias, fraturas e atividades físicas praticadas previamente”, acrescenta a Dra Flávia Magalhães, médica que trabalha com esporte há mais de 20 anos e que tem passagem por clubes e pela Seleção Brasileira de futebol feminino.

A prática de atividades físicas de forma regular é a principal forma de garantir os benefícios continuamente, já que a prática esporádica pode exigir uma alta dose de esforço para um corpo não preparado, sendo um gatilho para despertar condições indesejadas. 

Segundo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o indicado é que se façam no mínimo de 150 minutos de atividades físicas moderadas para conseguir os benefícios. Mesmo atingindo a meta recomendada, o aquecimento pré-atividade e a adaptação às condições climáticas se mantêm essenciais para a saúde do corpo, como explica a fisioterapeuta.

 "É fundamental realizar um aquecimento adequado, que prepare os músculos e o sistema cardiovascular, principalmente para atividades mais intensas. Dessa forma, conseguimos melhorar gradualmente a circulação e a temperatura corporal. É preciso ficar atento também com o ambiente, se é externo ou interno, se há alguma variação climática, por exemplo. Para performar no frio é necessário fazer um aquecimento um pouco mais prolongado do que no calor. Assim como em dias quentes, é necessário se hidratar melhor, entre outros fatores", finaliza Regina Moreira, da Sonafe.

Comentários