FEIRAS E EVENTOS

O futuro dos suplementos no Brasil é um dos temas centrais do BHB Festival 2024, principal fórum de comunicação do setor no país

O encontro, que será realizado de 29 a 30 de outubro, na capital paulista, abordará inovação, ciência e as colaborações estratégicas, fundamentais para moldar esse mercado, com a apresentação de dados e cases inéditos 

O futuro dos suplementos no Brasil é um dos temas centrais do BHB Festival 2024, principal fórum de comunicação do setor no país Crédito: Divulgação/BHB Festival 2024

A indústria de suplementos alimentares vem se expandindo e se tornando uma potência no cenário nacional e internacional. O mercado global cresce cerca de 7,5% ao ano desde 2015, segundo estudo da consultoria Future Market Insights, indo a 1,25 trilhão de reais em 2025. Cada vez mais populares, esses suplementos agradam não apenas atletas como pessoas que buscam melhorar sua qualidade de vida, e prometem movimentar a economia nacional. O crescimento e o futuro desse mercado serão amplamente abordados no principal fórum de conhecimento do setor, o BHB Festival 2024, que ocorre de 29 a 30 de outubro em São Paulo (SP), realizado pela Francal, referência em ecossistemas para eventos, e a Equilibrium, consultoria especializada em inovação para saúde e nutrição.

Vale ressaltar que fazem parte da categoria de suplementos todos os produtos que visam complementar a dieta fornecendo nutrientes, como vitaminas, minerais, aminoácidos, proteínas, ácidos graxos, fibras ou outras substâncias, como plantas ou ervas, que podem não ser consumidos em quantidades adequadas na alimentação regular. Geralmente são usados para melhorar a saúde geral, aumentar a ingestão de nutrientes específicos ou apoiar objetivos específicos, como ganho de massa muscular, emagrecimento, melhora do desempenho esportivo ou suporte à saúde de órgãos e sistemas. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), o setor movimentou cerca de R$ 6 bilhões em 2020, com uma taxa de crescimento anual média de 10% nos últimos cinco anos. 

Em sua 14ª edição, o BHB Festival busca refletir o avanço no consumo de complementos alimentares e suplementos vitamínicos, discutindo as principais tendências do setor, como o varejo verde, as novas redes de farmácias e o surgimento de marcas próprias de suplementos. Considerando que hoje o mercado é dividido entre dois públicos, o da nutrição esportiva, focado em performance, e o do consumo de VMHS (Vitaminas, Minerais e Herbais), que mira a qualidade de vida, tais inovações impulsionam a indústria e os profissionais de negócios a repensar o contexto dos suplementos no varejo alimentar e como isso transformará o setor nos próximos anos no Brasil. 

Além de promover discussões em torno desse tema, o evento conecta os principais players nacionais e internacionais do mercado para realizar parcerias estratégicas que promovem transformações de longo prazo no setor de suplementos no Brasil. Isto é, desde ajudar a viabilizar documentos e certificações, como promover futuras colaborações regulatórias, que beneficiem todo o ecossistema de comercialização e consumo dos suplementos. “Nos encontros apresentamos cases e estudos científicos atuais que inspiram novas criações e formulação de novos ingredientes neste segmento, posicionando o BHB como um ponto de encontro essencial para discutir essas tendências e inovações”, explica Cynthia Antonaccio, fundadora e CEO da Equilibrium.

A categoria de suplementos cresce junto com a preocupação dos consumidores com a saúde integrativa, uma vez que os cuidados com alimentação foram apontados como um dos principais aliados na prevenção de doenças. Segundo as projeções mais recentes da Euromonitor Internacional, o setor de alimentos saudáveis no Brasil deve registrar crescimento de 27% até 2025. A nova rotulagem nutricional implementada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 2023, também reforça esse movimento, uma vez que contribui para que grande parte da população entenda melhor o que consome. 

De acordo com Bruno Busquet, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri), a alimentação, como pilar fundamental da saúde, ganha protagonismo e os suplementos aparecem como aliados indispensáveis para preencher lacunas e potencializar resultados que a dieta sozinha não consegue alcançar. “Essa nova geração de consumidores é curiosa, informada e exigente. Quer entender o que está consumindo, de onde vem, quais os benefícios reais, e como esses produtos podem impactar positivamente suas vidas. Nesse cenário, a transparência ganha um novo significado”.

Busquet explica que a nova rotulagem nutricional, implementada pela Anvisa, é uma conquista não apenas regulatória, mas um marco na maneira como nos relacionamos com o que ingerimos todos os dias. “O futuro do mercado de suplementos e alimentos para fins especiais é promissor, com projeções de crescimento expressivas de dois dígitos. Mas não se trata apenas de números. Trata-se de um movimento, uma revolução na maneira como nos cuidamos e posso dizer que nos próximos anos, veremos uma explosão de inovações no setor, com soluções cada vez mais personalizadas às necessidades individuais e ao estilo de vida de cada pessoa”, completa. 

Em sua 14ª edição, o BHB Festival busca refletir o avanço no consumo de complementos alimentares e suplementos vitamínicos, apontando e discutindo as principais tendências do setor, como o varejo verde, as novas redes de farmácias e o surgimento de marcas próprias de suplementos. Considerando que hoje o mercado é dividido entre dois públicos, o da nutrição esportiva focado em performance e o do consumo de VMHS (Vitaminas, Minerais e Herbais), mirando a qualidade de vida, tais inovações impulsionam a indústria e os profissionais de negócios a repensar o contexto dos suplementos no varejo alimentar e como isso transformará o setor nos próximos anos no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), o setor movimentou cerca de R$ 6 bilhões em 2020, com uma taxa de crescimento anual média de 10% nos últimos cinco anos.

Voltado prioritariamente para profissionais da indústria de alimentos, bebidas e suplementos, bem como médicos, nutricionistas e empreendedores, o BHB Festival 2024 apresentará tendências, cases de sucesso, inovações em ingredientes e produtos, e estudos inéditos. Reunidos, especialistas e marcas promoverão debates sobre o desenvolvimento sustentável da indústria, bem-estar e um estilo de vida saudável. 

O evento será dividido entre os palcos BHB IN (Inovação e Negócios) e o Summit, em dois dias de programação intensa. Aberto ao público, o BHB IN terá palestras que prometem moldar as próximas tendências do mercado. Pautas sobre sustentabilidade, futuro da alimentação, ingredientes inovadores, panorama do mercado de alimentos, biotecnologia, crescimento dos suplementos no Brasil, varejo verde, nova era das bebidas, ascensão da snackficação e saúde integrativa terão destaque no palco. Já o Summit, apenas para convidados, abordará as descobertas científicas mais recentes, avanços tecnológicos e práticas inovadoras que estão transformando a saúde e o bem-estar. 

Sociedade Francal & Equilibrium Essa edição do BHB Festival marca a consolidação da sociedade entre a Equilibrium e a Francal, anunciada em abril deste ano. Juntas, as empresas prometem revolucionar o mercado, ampliando a colaboração na indústria de alimentos, a fim de incentivar o crescimento do setor, proporcionar maior acesso aos produtos e promover a oportunidade de negócios. De acordo com projeções mais recentes da Euromonitor Internacional, o setor de alimentos saudáveis no Brasil deve registrar crescimento de 27% até 2025. O segmento cresceu 33% em cinco anos e faturou R$ 100,2 bilhões em 2020. 

Para Valeska Ciré, head de produtos da Francal, a sociedade com a Equilibrium impulsiona a cadeia do setor de nutrição e traz ainda mais credibilidade ao evento. “A combinação da credibilidade e da solidez da Francal aliada à inovação e foco em conteúdo com expertise em B2B da Equilibrium irão atrair um público diversificado e altamente qualificado, resultando em oportunidades de negócios valiosas, alcançando um público decisor na indústria alimentícia e de suplementos wellness, bem-estar e estilo de vida saudável”

A união dessas duas potências será uma verdadeira alavanca para o segmento de alimentação saudável. “Ao somarmos a experiência da Francal em eventos de renome internacional no setor orgânico e natural – como a Bio Brazil Fair e Naturaltech - com a expertise da Equilibrium em conhecimento da indústria de ingredientes, curadoria e conteúdo e a proposta inovadora do BHB Food, estamos criando um ambiente único para profissionais e empresários do ramo”, completa Cynthia, da Equilibrium.

Comentários