SAÚDE

Dia Mundial da Saúde: a atividade física ajuda a prevenir diversas doenças; Saiba mais

A melhor coisa que você pode fazer para a sua saúde é, sem dúvidas, praticar atividade física regularmente, afirma o personal trainer e educador físico, Tauan Gomes


 

Dia Mundial da Saúde: A atividade física ajuda a prevenir diversas doenças; Saiba mais Crédito: Banco de imagens

No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, uma data que reforça a importância da prevenção para uma vida mais longa e com qualidade, entre os principais aliados da saúde, a atividade física se destaca como uma das formas mais eficazes de evitar doenças crônicas e manter o corpo e a mente em equilíbrio.

“A melhor coisa que você pode fazer pela sua saúde é, sem dúvidas, praticar atividade física regularmente. Não importa se é musculação, corrida, dança, crossfit, ciclismo, caminhada, ou outra, o importante é se mexer”, afirma o personal trainer e educador físico Tauan Gomes.

Prevenção de doenças cardiovasculares
Doenças como hipertensão, infarto e AVC estão entre as principais causas de morte no mundo e a prática de exercícios melhora a circulação sanguínea, fortalece o coração e reduz os níveis de colesterol e pressão arterial.

“A atividade física faz o coração trabalhar de forma mais eficiente e melhora a oxigenação do corpo, reduzindo significativamente o risco de problemas cardiovasculares”, explica Tauan.

Controle do diabetes e do sobrepeso
A obesidade e o diabetes tipo 2 são cada vez mais comuns, mas podem ser prevenidos e controlados com a prática regular de exercícios. Atividades aeróbicas, como corrida e ciclismo, ajudam a regular os níveis de glicose no sangue, enquanto a musculação melhora a sensibilidade à insulina.

“O exercício é um remédio natural contra o diabetes, ser ativo fisicamente melhora bastante o metabolismo da glicose e evita o acúmulo de gordura corporal”, destaca o personal trainer.

Fortalecimento do sistema imunológico
Além de prevenir doenças crônicas, o exercício fortalece a imunidade, tornando o corpo mais resistente a infecções.

“Quem se exercita regularmente tem um sistema imunológico mais eficiente. O movimento melhora a circulação de células de defesa, deixando o organismo mais preparado para combater vírus e bactérias”, afirma Tauan Gomes.

Comentários