De acordo com o Guia de Atividade Física do Ministério da Saúde, são recomendados 150 minutos semanais de exercício para adultos. Isso auxilia diretamente na diminuição da mortalidade por doenças cardiovasculares e na existência de hipertensão, por exemplo. Um esporte muito escolhido atualmente entre o público feminino é o tênis e Felipe Garcia, professor de educação física e franqueado da Fast Tennis, rede de academias de tênis, destaca alguns dos benefícios da modalidade.
Melhora no humor e socialização: a prática de exercício físico vai além da estética. Ao movimentar-se, o corpo libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. No caso do tênis, que é um esporte coletivo, as partidas também são um momento de troca de experiência e socialização entre as praticantes. Esses momentos distraem a mente das preocupações cotidianas e tornam-se prazerosos, reduzindo a ansiedade. Além disso, a superação de desafios durante os treinos e partidas fortalece a autoconfiança e a autoestima, aspectos essenciais para a saúde emocional feminina.
Acelera o metabolismo e auxilia na manutenção de peso: Dependendo da intensidade, uma partida pode queimar entre 400 e 600 calorias por hora e esse gasto calórico auxilia diretamente na perda e controle de peso, reduzindo gordura corporal e acelerando o metabolismo, o que contribui para um corpo tonificado e saudável.
Fortalecimento: Por possuir movimentos que trabalham diversos grupos musculares ao mesmo tempo, o tênis ajuda a fortalecer pernas, braços, costas e abdômen. Outro benefício é para os ossos, pois o impacto das corridas estimula a densidade óssea, ajudando a prevenir a osteoporose, muito comum em mulheres após a menopausa.
Comentários