ESPORTES & EXERCÍCIOS

Pilates: equilíbrio muscular para todas as idades

Hoje em dia a prática do Pilates vem sendo cada vez mais comum nas academias e clínicas por todo o país porque os benefícios para o corpo e para a saúde são fantásticos.

Pilates: equilíbrio muscular para todas as idades Com a prática, o aluno atingirá seu reequilíbrio muscular e melhorará sua forma física global
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Alívio de dores nas costas, ombros, pescoço, alinhamento postural, fortalecimento e tonificação muscular são alguns dos benefícios deste método criado pelo alemão Josef Pilates, que coordena movimentos com a respiração.

O fisioterapeuta Carlos Eduardo Junqueira, diretor da Clínica Lituânia, explica que o Pilates auxilia no aumento de massa e de força muscular, na melhora no alongamento de forma global e da capacidade respiratória sem o “stress” e o perigo da prática errada da musculação. “Os exercícios do Pilates podem promover também uma melhora da coordenação motora e do equilíbrio, resultando numa melhora global do quadro físico e de saúde do aluno.

Vale ressaltar que esta atividade deve ser sempre acompanhada por perto por um profissional da saúde especializado e os exercícios devem ser executados de forma lenta e contínua afim de evitar sua execução de forma errada, diminuindo significativamente o risco de lesões”, alerta. Carlos Eduardo Junqueira ressalta que não há limites de idade para a prática do Pilates.

“Desde jovens até os idosos podem praticar o Pilates. É uma prática muito utilizada por esportistas, atletas, dançarinos e artistas para quem a boa postura e o equilíbrio muscular é essencial. Pode ser especialmente benéfico para quem sofre traumas por esforço repetitivo e quem têm dores crônicas nas costas, no pescoço, nos ombros e joelhos. Com a prática, o aluno atingirá seu reequilíbrio muscular e melhorará sua forma física global”.

Comentários